
Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)
Começou nesta sexta-feira o processo de julgamento das 121 propostas que participam do concurso nacional para a construção do Memorial às Vítimas da Kiss. Conforme o cronograma, a previsão é que o projeto vencedor seja divulgado na próxima terça-feira, dia 10, a partir das 10h, em evento público que será realizado no auditório do Colégio Marista Santa Maria.
O julgamento das propostas será sigiloso - os jurados analisarão os projetos sem conhecer a identificação do autor - e ocorrerá em cinco sessões. As avaliações começaram na sexta e prosseguem até domingo à tarde.
Depois de santa depredada, tapume é arrancado da fachada da Kiss
A comissão julgadora do concurso para o memorial é constituída por cinco membros titulares e dois suplentes, todos arquitetos e urbanistas, aprovados por consenso pela Comissão Deliberativa (veja, a seguir, quem integra a comissão).
Segundo informações do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que coordena o concurso, foram entregues 121 propostas das 133 inscritas, o que significa mais de 90% de adesão. Do total de trabalhos entregues, serão escolhidos os cinco melhores projetos.
Testemunhas de um dos processos do Caso Kiss são ouvidas em Santa Maria
Além da comissão julgadora, há ainda a comissão de classificação, que atua em nome dos familiares das vítimas e da comunidade de Santa Maria e tem a atribuição de, a partir da seleção técnica dos cinco finalistas pela Comissão Julgadora, analisar esses cinco trabalhos e determinar a classificação do primeiro ao quinto colocado. A comissão de classificação é constituída por 11 pessoas.
Comissão julgadora (arquitetos)
- Mariano Martin Orlando (Argentina)
- Cêça Guimarães (RJ)
- João Diniz (MG)
- Carlos Eduardo Mesquita Pedone (RS)
- Estevan Barin (RS)
- Suplentes - Ana Paula Nogueira e Luis Guilherme Aita Pippi
Comissão de classificação
- Representantes da AVTSM _ Flavio José da Silva, Paulo Tadeu Nunes Carvalho, Jacqueline Malezan, Sergio da Silva e Adherbal Alves Ferreira
- Representantes da comunidade _ Jornalista Marcelo Canellas, presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Rodrigo Décimo, reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, cineasta Luiz Alberto Cassol, historiador Júlio Ricardo Quevedo Santos e jornalista Claudemir Pereira